Jogando no Fórum Mundial da Àgua


fc3b3rum-c3a1guaNa semana de 18 a 23 de março de 2018, em Brasília,  ocorreu o 8o. Fórum Mundial da Àgua, organizado pelo World Water Council. Essa é a primeira vez que o evento foi realizado numa cidade do hemisfério sul e reuniu especialistas, gestores e organizações envolvidas com a questão da água no mundo. Além da parte técnica com as palestras e mesas redondas também houve a chamada Vila Cidadã. Um espaço gratuito e aberto ao público, com diversas atividades educativas sobre , ecologia, cidadania e, principalmente, a melhoria o uso da água.

39985473325_3ea3c3a8b1_k
A Vila Cidadã era enorme. Fonte: Fórum Mundial da Água.

Depois de quase perder o evento eu decidi que a oportunidade era boa demais para deixar passar e deu um jeito de implorei  consegui participar na parte da Vila chama de mercado de soluções, com várias estantes diferentes. No caso fiquei dentro do estande da Aquaripária, uma rede que abarca diversos projetos de pesquisa sobre ecologia e o uso de recursos hídricos. Um ótimo lugar para incluir um jogo que fala sobre o recursos naturais do Cerrado e da importância das matas riparias, aquelas que ficam na beira dos rios. Em termos de tema estava em ótima companhia. O jogo se juntava muito bem aos outros temas do estande.  Além dos livros havia um microscópio mostrando insetos aquáticos e uma mostra muito legal de insetos aquáticos de pelúcia, além de uma ótima equipe para explicar o tema.

29496840_2293186827373876_822429733054796107_n
Os insetos aquáticos de pelúcia

Passei 3 dias no evento e foi a experiência de aplicação mais intensa que já tive desde que ele ficou pronto. As pessoas já ficavam curiosas na hora me que abria a caixa e dispunha as peças na mesa. depois disso apresentava o jogo até o horário do almoço ou fechamento da feira. Não consegui contar com precisão mas atendi aproximadamente 100 pessoas, isso sem contar as pessoas que ficaram assistindo.  Tinha que encurtar as partidas para atender mais pessoas. Tive várias pessoas que voltaram para jogar de novo e ainda conheci alguns possíveis novos facilitadores para o projeto.

29512507_2294136013945624_4102925946148289024_n
A parte que me coube nesse latifúndio. Também serviu para testar o protótipo de nova caixa, que é bem melhor que a anterior. Até serviu como display.

Como a melhor forma de se apresentar um jogo é jogando eu passei meus dias jogando para crianças brasileiras, pesquisadores estrangeiros,  falando em português, inglês e acabei com meu estoque de cartões. Em alguns casos as pessoas queriam apenas conhecer, o que rendeu várias discussões sobre o projeto, o futuro uso em escolas e as teorias de aprendizagem e do modelo de pesquisa em que o jogo foi desenvolvido. O jogo também foi tema de uma matéria do IESB.

O evento foi simplesmente enorme, a estimativa inicial era de 35.000 pessoas na vila cidadã e 5.000 congressistas na parte técnica. Porém, no total a Vila recebeu 105 mil participantes, com 10 mil congressistas. Foi muito maior que o esperado.

Foi uma experiência cansativa, mas muito agradável para os participantes e um também uma excelente oportunidade de networking para divulgar o projeto e eventuais idéias futuras.

Um comentário em “Jogando no Fórum Mundial da Àgua

Adicione o seu

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑