Uma bela descrição


Essa eu li no blog do Proferssor Moran e descreve perfeitamente uma sensação que senti durante boa parte da minha vida estudantil.

“Passamos anos demais, horas demais, para aprender coisas demais, que não são tão importantes, de uma forma pouco interessante, com resultados medíocres. E passamos pouco tempo no que é importante, significativo, que nos ajuda a aprender para toda a vida.”

Outro ponto que achei ótimo:

“Vale a pena ensinar menos coisas e mais procedimentos e metodologias ativas. Despertar o gosto por pesquisar, por aprender, a partir do que motiva os alunos, procurando chegar a alguns parâmetros esperados, mas sem forçar um só caminho. Infelizmente essa escola não está pronta, quase não existe.”

Este é um ponto especialmente interessante para um designer.

2 comentários em “Uma bela descrição

Adicione o seu

  1. Renato, concordo com o que você diz acima. Essa falta de foco no que é realmente importante tem permeado não só a educação, mas a vida da gente de maneira geral. O excesso de informação e de “ruído” tem tornado cada vez mais difícil a tarefa de pensar criativa e criticamente.

    Desculpe a ignorância, mas a que exatamente você se referiu quando relacionou design e uma escola que promova o gosto pela pesquisa e pelo aprendizado?

    Curtir

  2. Oi Anamaria,
    talvez a educação esteja apenas refletindo a lógica de exagero e sobrecarga de informação que está em voga, no qual informação já virou commodity ;-). Mas, considerando o que entendi do professor Moran, talvez a educação ajudasse muito mais em oferecer mais ferramentas e instrumental para trabalhar a informação.

    Sobre Design, lembremos que antes de tudo uma atividade de projeto. Porém, no meu curso tive muito mais informações sobre cor, tipos, softwares etc. do que sobre metolodologia em si.

    Acho que método, o instrumental metodológico que usamos para projetar não é abordado com a ênfase devida para design gráfico. Há muito foco em informação úteis mas não em seu uso, o que seria mais útil que algumas informações.

    Curtir

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑