O que os bebês nos ensinam


smart-babyBaseado no artigo “What Babies Can Teach Us” publicado no site The Book of life em http://www.thebookoflife.org/what-babies-can-teach-us/. Uma bem-vinda sugestão da Sarah que achei interessante resenhar para quem lê português.

De fato, os pais sempre pensam que a princípio são eles que ensinam, mas como o processo de aprendizagem, entre outras coisas, é algo caótico e certamente é uma via de mão dupla o artigo mostra algumas coisas muito interessantes que aprendemos a partir da experiência e envolvimento que temos com a vida de nossos filhos.

1. Somos todos dependentes: Ninguém gosta de se lembrar desse aspecto, todo mundo adora falar de autonomia e independência. Mas ao cuidar de uma criança percebemos como só chegamos aqui porque alguém nos deu uma imensa dose de carinho e atenção. Citando um outro artigo sobre o mesmo assunto que publiquei tempos atrás “bebês se desenvolvem sob amor carinhoso“. O que, como observado no blog do Nerdpai, significa que ter filhos é bom, mas dá muito trabalho.

2. O que é amor incondicional: Como adultos aprendemos a amar aqueles que achamos interessantes, pelo que eles podem fazer por nós e etc. Enquanto os filhos, especialmente no início, não tem muito a dizer e dormem a maior parte do tempo.

3. As pessoas frequentemente estão cansadas ou assustadas, elas não são necessariamente más: Bebês não tem outro modo de se expressar que não seja o choro e mesmo crianças jovens ainda não conseguem elaborar o que sentem para lidar melhor com o que as incomoda. Pensemos: quanta gente que consideramos ruim no fundo não estaria simplesmente exausta, perdida ou apenas assustada?

4. Nós temos mais em comum do que pensamos: Todos fomos bebês em algum momento. O rico o pobre, o empresário de sucesso, o fracassado. Começamos mais ou menos do mesmo jeito e apesar de todas as diferenças que vieram depois temos algo em comum. O que pode permitir que nos identifiquemos e tenhamos compaixão.

5. Ninguém e tão assustador: Os outros podem parecer impressionantes ou intimidadores. Mas, como observado no item anterior, em algum momento eles também foram pequenos, frágeis e incapazes.

6. Existe esperança: O mundo pode parecer cada dia mais repleto de ganância e violência. Mas bebês não se importam com o melhor carro ou a pessoa que tem mais status. Eles se importam com aquelas coisas essenciais, como comida, cuidado, carinho. Eles são exemplos e mensageiros de uma utopia, de que podemos focar no que realmente importa.

7. Eles são artistas: Eles reduzem um pouco do nosso desencanto e tédio porque são entretidos por coisas aparentemente menores, mas importantes. Como os grandes artistas, eles nos fazem olhar com curiosidade renovada para coisas que se tornaram cotidianas. Bolhas, o brilho do sol, o movimento do leite em uma caneca. Eles renovam o nosso entusiasmo por esses detalhes.

Outras perspectivas

Se quiser saber mais de uma perspectiva mais biológica do assunto eu sugiro 10 Coisas que Todos Deviam Saber sobre Bebês, da Dra. Darcia Narvaez que descreve como nossa ignorância sobre as características e necessidades dos bebês abala o nosso futuro.

2 comentários em “O que os bebês nos ensinam

Adicione o seu

  1. Achei muito pertinente este texto. Não tenho filhos, mas tenho dois sobrinhos, que acompanho de perto desde pequenos. E eles veem beleza exatamente nestas pequenas coisas do cotidiano, o que me encanta. Eles renovam nosso olhar, é fascinante. Concordo com tudo o que o texto fala, bebês e crianças nos ensinam, e muito! Parabéns pelo blog!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑