Pausa para reflexão, entre várias outras


Não que meu trabalho tenha terminado, na verdade ainda há muito a ser feito. Estou mais ou menos na metade do trabalho com a introdução, justificativa, revisão de literatura e definição de métodos de pesquisa praticamente prontos. Mas além destas sobraram outra tarefas, uma delas mais doce e rápida que o usual. A Zhen, minha orientadora estava à cargo do montar o dia de recepção para os calouros internacionais na universidade e me chamou para fazer uma pequena apresentação sobre minhas experiências por aqui.

Assim, eu fiz uma pequena apresentação de dez minutos e compartilhei alguns dos meus medos iniciais, aprendizados posteriores e besteiras ao longo do caminho. Pude comentar sobre a importância do planejamento da interação e da tomada de riscos como parte das habilidades a serem desenvolvidas durante o curso. O sistema britânico faz muito uso de reflexão e crítica e a ferramenta mais comum para desenvolvê-los durante o curso é o diálogo, o que acaba sendo um exercício de interação, retórica, inglês e uma boa forma de conhecer pessoas.

E uma das coisas legais de estudar sobre teorias de aprendizado é poder observá-las funcionando à sua frente e dentro de sua cabeça durante o curso. Com o passar do tempo torna-se possível observar que teoria um professor está usando pelo tipo de técnica que ele emprega ou como o processo de aprendizado funciona no exato momento em que se escreve ou se faz anotações sobre o assunto. Este blog está cheio de exemplos disso.

Enfim, foi uma sensação gostosa poder olhar para trás e lembrar que um ano atrás eu tinha muito desejo de conseguir estar aqui, mas a não tinha a menor idéia se seria capaz de tanto. E agora estou quase terminando o curso e meus prognósticos futuros são mais promissores que eu poderia imaginar anos atrás. Eu poderia ter feito melhor, mas o que consegui já foi muito mais do que eu achava possível. Como uma amiga comentou, se eu mandasse uma mensagem para o meu “eu” que estava começando a carreira profissional a uns dez anos atrás ele provavelmente ficaria surpreso e satisfeito com o que faria no futuro.

De qualquer forma não posso falar dos velhos tempos pois as coisas prometem ficar ainda melhores no futuro.

Um comentário em “Pausa para reflexão, entre várias outras

Adicione o seu

  1. Renato,
    É isso aí! O melhor da caminhada não é, tão somente, chegar ao fim, mas olhar e celebrar cada passo e etapa. Acho que voce não está apenas fazendo a caminhada mas aproveitando cada momento dela.
    Isso é apenas o começo e muita coisa boa ainda vem por aí em termos pessoais, intelectuais e profissionais.

    Curtir

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑